segunda-feira, março 19, 2007

Sopa de Lentilha Apimentada e Arroz à grega

Dei um tempo disso aqui novamente. Não estava muito afim de postar porque dá um certo trabalho e a minha câmera estava com problemas. Mas, como não vivo sem comer, tenho sim cozinhado como de costume, com receitas bem legais que posso até repetir pra postar aqui futuramente. Lá vai.

Sopa de Lentilha Apimentada. Ou melhor, sopa de vegetais apimentada, porque tem de tudo um pouco aí dentro, é só usar a imaginação o os restos da geladeira.
Antes de descobrir que tinha pedras nos rins semanas atrás, a
chei que estava com uma gripe forte e passei a fazer sopas quase diariamente, comecei a criar algumas receitas até bastante decentes. Essa versão é bastante nutritiva e pode ser feita com tudo que há na sua geladeira, tudo mesmo. Só pra nomear alguns ingredientes que usei: espinafre, brócolis, pimentão vermelho e amarelo, lentilhas e arroz integral, além do alho e cebola, claro. Em sopas refogadas, basta se atentar ao tempo de cozimento dos vegetais e ir refogando na melhor ordem possível. A minha dica é, quando se estiver refogando o alho, adicione já ervas secas ou frescas picadas para depois adicionar a cebola, aconselho também usar caldo de legumes, pois dá mais sabor, com a quantidade de água fervente desejada. Depois dos vegetais cozidos no tempo certo é só jogar salsinha fresca por cima e tudo certo, e azeite, é óbvio.
Usei pimenta chilli fresca (qualquer outra serve). Para um sopa de duas pessoas use metade de uma pimenta, pois é bastante forte. Higienize-a bem, tirando as sementes e picando, adicionando ao alho refogado, confere um apimentado ótimo à sopa, não exagere senão se arrependerá. Nota 9.

Arroz à grega. Adaptei essa receita de uma que a minha mãe costuma fazer usando ovos, substituindo-os por tofu.
A dica para o tofu é simples, drenar o máximo de água possível para que ele absorva os temperos que você adicionará, usando toalhas de papel ou pano, as duas dão certo.
Refogue uma cebola até ficar translúcida, adicione o tofu drenado e ligeiramente picado (não pique demais) até ele ficar bem refogado e dourado. Gosto de usar fondor de legumes e até arisco para dar gosto ao tofu, porque naturalmente o tofu tem gosto de absolutamente nada. Depois de refogar, coloque-o de lado na panela mesmo, colocando um pouco mais de azeite para refogar os vegetais, nesta receita usei cenoura e vagem (previamente cozidas no microondas) picadas e cardamomo (eu tinha sobras já cozidas na geladeira e aproveitei). Misture tudo com o arroz já preparado e tempere a gosto usando sal marinho e pimenta do reino, no final adicionei salsa picada e um pouco de orégano, é uma ótima maneira de deixar o arroz do dia-a-dia bem mais gostoso . Delícia magia, nota 9!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Gustavoooo!! XDDD
Porra, tah fodástico esse teu blog XD
Toda vez eu esqueço do link dele o.o'
Whatever, achei no seu Orkut 8D
Ah, eu jah te disse que não consigo virar vegetariano? >XDDDD
Weee \o\ AHuheuhauheuhuahuaha XD

Ateh mais o.ov

11:18 PM  
Blogger Ikingut said...

Obrigado caro leitor, que bom que gostastes.
Querido, realmente é difícil entrar na onda vegetariana, já dei alguns conselhos a você bem úteis, do tipo: Já que você come bastante comida oriental que contém sempre peixes e frutos do mar, poderia tentar eliminar as carnes menos presentes na sua dieta, como a de boi e/ou galinha, dessa maneira comeria bem mais saudável e já estaria fazendo uma diferença.

Qualquer dúvida, é só perguntar.
Beijos,

Gustavo C.

1:41 AM  

Postar um comentário

<< Home