sábado, maio 12, 2007

Sopas de Abóbora e Tofu Atolado

Ando cozinhando muitas sopas ultimamente, primeiro porque é prático, segundo porque quase sempre fica gostoso. E não poderia deixar de mencionar então a maravilha que é a abóbora, um 'must' em quase todas as minhas refeições dessas últimas semanas. Boa para sopas, cremes e até só no vapor. Abóbora, eu te amo.

Começo pela Sopa de Sementes de Abóbora. Como o nome sugere, usei sim as sementes da abóbora, mas não tanto assim, precisava mesmo era de um nome pro prato. Enfim, usei uns 300gr de abóbora, ralei a casca e separei uma colher de sopa de sementes. Na panela refoguei três alhos com ervas secas e adicionei as sementes até fritá-las bem (detalhe importante), adicionei então a casca ralada ao refogado e deixei por alguns momentos, mais duas cebolas, e depois de translúcidas adicionei 1/2 a 2/3 de copo de lentilha, 1/2 de soja desidratada, a abóbora e um pouco de salsinha picada. Meio litro de água fervente e deixei cozinhar, corrigindo o sal e temperando a gosto. Pelo que eu lembro tava ótimo, nota 9! Suquinho de cupuaço pra acompanhar sempre que possível.

Canja Vegana. Chamo de canja toda sopa que leva arroz, mas essa em particular me remeteu muito à infância quando comia canja com restos mortais de aves. Refogado o alho com um caldo de legumes, adiciono 200gr de abóbora picada, uma cenoura picada, dois tomates picados sem semente, uma abobrinha picada, 1/2 copo de arroz branco e um pouco de lentilha (sempre). Adiciona então a água fervente, corrige o sal e temperos e tcharam, uma canja da vovó vegana! Nota 10!

Tofu Atolado. Realmente, não consegui pensar em outro nome melhor pra esse prato que fiz. Fritei 500gr de tofu e algumas salsichas da Superbom picadas e não sabia o que fazer com isso. Então fiz um molho vermelho refogando dois alhos com ervas, adicionando uma lata de tomates em conserva e todo o sumo, sal e temperos a gosto, adicionei as frituras maravilhosas, cebolinha picada e azeitonas picadas, e só. Legumes no vapor (e quando digo legumes, tem abóbora no meio) e arroz frito pra acompanhar é o ideal. Nota 8!

quarta-feira, maio 09, 2007

Sopa de Ervilha Partida e Almoço Ético

Dia 6 agora foi o meu aniversário de 19 anos e convidei alguns amigos próximos e familiares pra comerem uma Feijoada Vegana, foi legal, apesar de ser o meu aniversário (não gosto nem um pouco de envelhecer). Tiveram vários acompanhamentos e o bolo foi um sucesso (Bolo de Chocolate com cobertura de Pasta de Amendoim, DELÍÍÍÍÍCIA!). Más notícias: não tenho foto alguma, sorry, se conseguir alguma futuramente posto aqui, claro.

Começo então pela Sopa de Ervilha Partida. Faz um tempo que fiz essa receita então vou tentar relembrar os passos: primeiro refoguei duas cebolas grandes e uma batata picadas no azeite com ervas finas e pimenta do reino; adicionei água fervente e esperei cozinhar ao ponto de amassar e conseguir um purê; adicionei meio copo de ervilhas partidas e cozinhei por dez minutos; adicionei 1/4 de copo de uma massa integral que comprei e deixei cozinhar por mais alguns minutos. Devo ter usado salsinha também em algum momento, como de costume. Nota 8, só preciso tomar mais cuidado com o excesso de sal.

Hoje, lá pelas 10:30 comecei a pensar no que comeria no almoço, penso em comida bem cedo mesmo, já que não tenho o costume de tomar café-da-manhã. Acabou dando nisso, vários pratinhos bem-sucedidos e um almoço meat/dairy/egg-free aqui em casa, mas na realidade tive que preparar mais um macarrão no alho pra minha irmã que é quase alérgica a tudo que é vegano. Os pratos: Abóbora e Vagem de forno; Abobrinha recheada; Arroz à grega; Salada de tomate com tofu marinado; Espinagre e Feijão-de-corda no vapor.

Abóbora e Vagem de forno. Já fiz essa receita algumas vezes, peguei de um programa de culinária na televisão, no Discovery Travel&Living tem alguns programas que eu adoro! Corte a abóbora com casca em fatias finas de 1cm ou menos (como na ilustração computadorizada que disponibilizei ao lado) e higienize as vagens, temperando com alho picado, pimenta-do-reino, azeite, sal marinho, folhas de louro e salsinha (opcional), sou adepto da cozinha sem frescuras e o bom mesmo é melecar a mão misturando os temperos bem aos vegetais. Leve ao forno pré-aquecido (180C tá ótimo) coberto com papel alumínio por 10 a 15 mins, depois retire o papel e deixe por mais 10mins. É simplesmente delicioso, nota 10!

Abobrinha Recheada. Fiz essa receita algumas vezes também, é do livro de culinária veg. chinesa da Pi-Yueh, mas como não achei o livro fui fazendo como lembrava. Cortei a abobrinha em fatias grossas e retirei o miolo, levei ao vapor e deixei cozinhar até ficar al dente. Recheei com a carne de soja que preparei com tofu e levei ao forno de 15 a 20 mins. É uma ótima receita, nota 9!

Salada de Tomate com Tofu marinado e Arroz à grega. Cortei o tofu firme em cubos e deixei marinando numa mistura de shoyu, alho picado, gengibre picado, azeite e alecrim por uns 30 mins e adicionei ao tomate picado e manjericão fresco, saladinha ótima, nota 9! Tinha uma sobra de arroz escorrido na geladeira e decidi incrementar um pouco, refoguei primeiro metade de uma cenoura picada no azeite e ervas finas, depois adicionei vagem e um pouco do tofu defumado picados, adicionando então ao arroz, bem gostosinho, nota 8! Na ilustração computadorizada também podemos ver o resto de soja que fiz pra rechear a abobrinha, soja é imabatível essa minha (nota 1 000 pra ela), qualquer dia posto passo-a-passo como se faz.