quinta-feira, março 22, 2007

Salada de Picles / Bolo de Chocolate e Cupuaçu / Sopa de Cenoura com Beterraba

Querido diário culinarístico, venho esta noite comentar a respeito dos últimos pratos que desenvolvi. Mas antes, um pouco sobre minha vida de doente: hoje realizei um procedimento cirúrgico para retirar as benditas pedras nos rins que me tiram a paciência há algumas semanas, agora só é esperar pra notar a melhora, não posso esperar para poder comer pimenta de novo!
Já deu, vamos ao que interessa.

Salada de Picles com Arroz de Espinafre. Estava eu lá na Casa Roma certo dia comprando tofu, quando me deparo com esse intrigante arroz enriquecido com espinafre do Bob Esponja, claro que não resisti e o comprei. Então certo dia eu com fome & preguiça estava querendo fazer algo rápido e refrescante. Acabei com isso aí: arroz de espinafre com brócolis, macaxeira (aipim para sudestinos) e um pouco de alho torrado por cima, com uma salada bem refrescante de picles caseiro e legumes. Faz-se picles de diversas maneiras, muitas bem fáceis, faço o meu deixando o pepino de molho numa mistura de açúcar, sal e vinagre, beeeeem refrescante. Nota 8.

Bolo de Chocolate e Cupuaçu. Bem, pra quem não mora em Manaus, meus pêsames, pois vocês nunquinha encontrarão cupuaçu fresco e bom do jeito que temos aqui, essa fruta é fantástica e versátil, é muito usada em sucos (meu favorito até) e doces artesanais.
Eu estava com saudades dos meus bolos e decidi tentar essa receita nova, substituindo o leite de soja de outra receita pelo suco de cupuaçu, ficou ótimo, principalmente no dia seguinte. Recheei o bolo com um doce de cupuaçu caseiro da minha avó que é perfeito, misturando-o com um pouco de chocolate derretido, a cobertura foi feita usando chocolate, açúcar, suco de cupuaçu e um pouco de trigo para dar a textura de cobertura. Nota 9.

Sopa de Cenoura e Beterraba. Eu ando estranho esses dias, sempre tive preguiça pra cozinhar, digo, quase sempre, optando assim muitas vezes por receitas fáceis e rápidas, mas mesmo com toda a preguiça do mundo tenho cozinhado quase todos os dias e em todas as refeições, acho que isso é um reflexo direto da minha saúde atual, tirando a fomigerada dor renal.
À sopa! Sim, sim. Abri a geladeira e vi lindas cenouras grandes e coloridas na minha frente e o desejo de sopa me veio à cabeça. Usei três cenouras grandes e uma beterraba, fervendo-as em água salgada com meio caldo de legumes até ficarem moles no ponto certo para bater no liquidificador. Noutra panela anti-aderente, refoguei três cabeças de alho, meia cebola, orégano, alho poró, a outra metade do caldo de legumes e um tomate pequeno, até dar o ponto certo, corrigindo o sal. No liquidificador bati a cenoura e beterraba usando parte da água em que foram cozidos, adicionando o refogado, até atingir a textura desejada. Levei ao fogo e adicionei brócolis previamente cozido no microondas, usando a água do cozimento para se chegar à grossura ideal. Ficou completamente delicioso, uma surpresa total pra mim pois não esperava algo tão bom. Nota 10, sem dúvida!

segunda-feira, março 19, 2007

Sopa de Lentilha Apimentada e Arroz à grega

Dei um tempo disso aqui novamente. Não estava muito afim de postar porque dá um certo trabalho e a minha câmera estava com problemas. Mas, como não vivo sem comer, tenho sim cozinhado como de costume, com receitas bem legais que posso até repetir pra postar aqui futuramente. Lá vai.

Sopa de Lentilha Apimentada. Ou melhor, sopa de vegetais apimentada, porque tem de tudo um pouco aí dentro, é só usar a imaginação o os restos da geladeira.
Antes de descobrir que tinha pedras nos rins semanas atrás, a
chei que estava com uma gripe forte e passei a fazer sopas quase diariamente, comecei a criar algumas receitas até bastante decentes. Essa versão é bastante nutritiva e pode ser feita com tudo que há na sua geladeira, tudo mesmo. Só pra nomear alguns ingredientes que usei: espinafre, brócolis, pimentão vermelho e amarelo, lentilhas e arroz integral, além do alho e cebola, claro. Em sopas refogadas, basta se atentar ao tempo de cozimento dos vegetais e ir refogando na melhor ordem possível. A minha dica é, quando se estiver refogando o alho, adicione já ervas secas ou frescas picadas para depois adicionar a cebola, aconselho também usar caldo de legumes, pois dá mais sabor, com a quantidade de água fervente desejada. Depois dos vegetais cozidos no tempo certo é só jogar salsinha fresca por cima e tudo certo, e azeite, é óbvio.
Usei pimenta chilli fresca (qualquer outra serve). Para um sopa de duas pessoas use metade de uma pimenta, pois é bastante forte. Higienize-a bem, tirando as sementes e picando, adicionando ao alho refogado, confere um apimentado ótimo à sopa, não exagere senão se arrependerá. Nota 9.

Arroz à grega. Adaptei essa receita de uma que a minha mãe costuma fazer usando ovos, substituindo-os por tofu.
A dica para o tofu é simples, drenar o máximo de água possível para que ele absorva os temperos que você adicionará, usando toalhas de papel ou pano, as duas dão certo.
Refogue uma cebola até ficar translúcida, adicione o tofu drenado e ligeiramente picado (não pique demais) até ele ficar bem refogado e dourado. Gosto de usar fondor de legumes e até arisco para dar gosto ao tofu, porque naturalmente o tofu tem gosto de absolutamente nada. Depois de refogar, coloque-o de lado na panela mesmo, colocando um pouco mais de azeite para refogar os vegetais, nesta receita usei cenoura e vagem (previamente cozidas no microondas) picadas e cardamomo (eu tinha sobras já cozidas na geladeira e aproveitei). Misture tudo com o arroz já preparado e tempere a gosto usando sal marinho e pimenta do reino, no final adicionei salsa picada e um pouco de orégano, é uma ótima maneira de deixar o arroz do dia-a-dia bem mais gostoso . Delícia magia, nota 9!